BANCO DE SANGUE AMPLIA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

Banco de Sangue tem mais de três mil pessoas cadastradas para doação.

            No sábado (3), a Prefeitura, a Câmara  e o Lions Clube de Tatuí inauguraram do prédio do Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia. O local passou por ampliação, que permitem aumentar sua capacidade de atendimento. A obra foi viabilizada em parceria firmada através de lei municipal, reunindo Prefeitura, Câmara e Santa Casa, e viabilizou recursos em torno de R$ 230 mil. O prédio conta agora com mais 48,7 metros quadrados.

            O Banco de Sangue atende a Santa Casa, Pronto Socorro Municipal, Hospital da Unimed e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo um equipamento essencial para salvar vidas. Atualmente, possui cerca de 3.150 pessoas cadastradas como doadoras regulares e o Lions Clube de Tatuí é parceiro em sua manutenção. “O Banco de Sangue é importante para toda a estrutura de saúde pública de Tatuí. Fico feliz pelas parcerias, para mantê-lo funcionando, e agora podermos contribuir na sua ampliação”, destacou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior. 

Um pouco de história

            Denominado “Fortunato Minghini”, o espaço foi fundado pelo Lions Clube de Tatuí, entre os anos de 1955 e 1956. Primeiro funcionou em salas internas da Santa Casa, e depois, ganhou prédio próprio em 2005, através de uma campanha comunitária liderada pelo Lions. O local foi equipado com recursos da Fundação de Lions Clubes Internacional – LCIF. Em 2018, após cerca de cinco anos de inatividade para coletas, funcionando somente como agência transfusional, o Banco de Sangue reabriu suas portas para a comunidade, quando foi formalizado um termo de convênio junto ao Hemonúcleo do Hospital da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, permitindo assim uma parceria técnica.   

            Em 2019, foi apresentado à Prefeitura de Tatuí – na época, sob a gestão da falecida prefeita Maria José Gonzaga – uma solicitação para a ampliação do Banco de Sangue. Mesmo com a chegada da pandemia, o projeto teve sequência, com auxílio de recursos do orçamento da Câmara de Tatuí. Em 2021, já com a anuência do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, a obra foi licitada, somando-se, depois, a parceira com o médico e membro do Lions Clube de Tatuí, Wladmir Saporito, que emprestou um imóvel para abrigar o Banco de Sangue durante sua reforma.

DESTAQUES DA EDIÇÃO DE 10-9-2022

NOVA CRECHE FUNCIONA NO BAIRRO SANTA CRUZ

PALESTRA CONTRATA EMPREGADOS EM TATUÍ

ÓPERA PRESTA HOMENAGEM AOS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA

NOVA UNIDADE DA REVO GERA 50 NOVOS EMPREGOS

PARA ONDE VÃO ESQUERDA E DIREITA? GAUDÊNCIO TORQUATO

DESTAQUES

AGOSTO COM 626 NOVOS CASOS DE COVID-19

FEIRA DE ARTESANATO NA PRAÇA DA MATRIZ

FALECIMENTOS – INFORME DO GRUPO PARAÍSO

TATUÍ E SUA HISTÓRIA – NOTAS DE 1909

PROJETO OFERECE ATIVIDADES ESPORTIVAS NO PERÍODO NOTURNO

MUSEU EXPÕE TRABALHOS SOBRE A INDEPENDÊNCIA

PROJETO DENOMINA CASA DE APOIO EM JAÚ

NOTAS E NOTÍCIAS

COLUNA POLICIAL

PALESTRA ABORDA PROCESSO DE VENDA

CÉU DAS ARTES EXIBE CURTAS METRAGENS

RIR EM TEMPO DE PANDEMIA – JARBAS SOBRAL NETO

PALAVRAS CRUZADAS

COLUNA DE ESPORTES

CLASSIFICADOS

EXPOSIÇÃO DE CAVALO MANGA LARGA

NOVELAS

CANAL 1 – NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO

COLUNA GENTE

MATÉRIAS OFICIAIS

(Leis, decretos e atos da Prefeitura de Tatuí).

Deixe um comentário