/Secretário Sá Leitão recebe ofícios de Antonio Marcos de Abreu, presidente da Câmara Municipal de Tatuí.
Na terça-feira (19), o secretário Sérgio Sá Leitão, da pasta estadual da Cultura, foi recebido pelo prefeito Miguel Lopes (PSDB), em reunião no Paço Municipal, com a presença da deputada Damaris de Moura (PSDB), presidente Antonio Marcos de Abreu (Câmara de Tatuí), vereadores e outros convidados.
Na pauta da discussão, a situação que se encontra o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, administrado desde janeiro de 2021 pela Organização Social Sustenidos.
A demissão de dez funcionários por esta organização social provocou reação na Câmara Municipal, iniciada pelo presidente Antonio Marcos de Abreu (PSDB). As reclamações sobre a atual administração se avolumaram e fez com que o secretário Sá Leitão viesse à Tatuí para tentar solucionar o impasse. Embora há algum tempo na pasta, Sá Leitão não conhecia as instalações do Conservatório, o que o fez nesta terça-feira (19).
O prefeito Miguel Lopes afirma que “de positivo, ele anunciou para 2022 um orçamento recorde para o Conservatório, no valor de R$ 27,6 milhões. “Agradeço a todos os envolvidos, que de maneira séria e democrática, participaram da construção desse momento importante para Tatuí. O anúncio que o secretário fez foi muito positivo e ainda, a transparência da reunião foi essencial, onde foram chamados todos os interessados neste assunto”, destacou o prefeito. Diz ainda Miguel que “foi uma reunião séria e democrática e agradece a presença de todos no Paço Municipal”.
Presidente da Câmara pede
cumprimento do Regimento Escolar
Durante a reunião no Paço Municipal, o presidente Antonio Marcos de Abreu, como Chefe do Poder Legislativo de Tatuí, protocolou dois ofícios endereçados ao secretário Sá Leitão e Alessandra Costa, diretora executiva da OS Sustenidos. Nestes documentos, o parlamentar pede o fiel cumprimento do Regimento Escolar do Conservatório de Tatuí. O secretário e a diretora disseram ao presidente da Câmara que entendem a magnitude do Conservatório para os tatuianos, além da importância da instituição para os cenários estadual, nacional e latino-americano. Anteciparam que a previsão é de aumentar a qualidade e a oferta de cursos, com mínimo de 2.000 alunos e se mostraram dispostos ao diálogo, informa o presidente da Câmara.
Pugilismo – Durante o encontro com o secretário houve um incidente entre o titular da Cultura e o vereador Eduardo Sallum (PT). O clima ficou tenso e houve certo desconforto entre os presentes, como mostram imagens de um vídeo. O Departamento de Comunicação do Governo do Estado enviou um “press release” para os jornais, com o seguinte teor: “O Secretário da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, foi agredido verbalmente, ofendido e ameaçado nesta terça-feira (19) pelo vereador de Tatuí, Eduardo Sallum, do Partido dos Trabalhadores (PT), durante reunião na Prefeitura da cidade. Em resposta, o secretário se defendeu veemente e exigiu que a conversa fosse realizada com respeito e civilidade, como estava sendo até a intervenção do parlamentar. As ofensas do parlamentar começaram quando o secretário questionou um número equivocado sobre o orçamento da Secretaria que havia sido mencionado pelo vereador Eduardo Sallum”. Um vídeo enviado para a redação do Jornal Integração mostra que houve momentos tensos entre as duas partes.
O presidente Antonio Marcos de Abreu (PSDB) disse que, representando o Poder Legislativo, pediu desculpas ao secretário Sá Leitão pelo desagradável incidente.
PROJETO DA SUSTENIDOS CONFLITA
COM REGIMENTO ESCOLAR
No site do Conservatório está estampado o Regimento Escolar que define o modelo pedagógico da escola de música e sua composição. Este método foi aprimorado durante os anos para tornar a escola em referência no ensino municipal. O Artigo 25, assim define o modelo pedagógico: “Os Grupos Pedagógico-Artísticos são formados por alunos bolsistas e por professores e monitores, organizados e orientados por um Regente ou Coordenador e nos quais os alunos podem vivenciar a experiência de atuar ao lado de profissionais de suas respectivas áreas, constituindo-se em ferramenta essencial na sua qualificação para o mercado de trabalho”. E o § 1° define que “São os Grupos Pedagógico-Artísticos: a) Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí; b) Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí; c) Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí; d) Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí e) Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí; f) Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí; g) Big Band do Conservatório de Tatuí; h) Jazz Combo do Conservatório de Tatuí; i) Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí; j) Ensemble de Performance Histórica; k) Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí”.
De acordo com o contrato de gestão, firmado entre a Secretaria da Cultura e a OS Sustenidos, tudo leva a crer que a gestora desconhecia este Regimento Escolar. Em seu projeto pretende transformar todos os grupos musicais, compostos só por alunos, eliminando professores e monitores. Esta ação cria um retrocesso na escola de música e pode desestimular alunos a continuar a estudar no Conservatório de Tatuí, diz um professor que prefere o anonimato. Nos últimos dias, quando a Câmara Municipal reagiu com veemência contra esta organização social, a diretoria mudou de comportamento. Programou apresentações do Grupo de Choro na Praça da Matriz, às terças-feiras, produziu um vídeo com a Orquestra Sinfônica Paulista, com participação de professores e alunos e exibiu na internet. E, dia 11 de novembro, a Banda Sinfônica inicia ensaios presenciais para uma apresentação no dia 27 de novembro no coreto da Praça da Matriz.
O TEOR DOS OFÍCiOS ENTREGUES
O presidente Antonio Marcos de Abreu encaminhou à imprensa o teor dos ofícios entregues ao secretário da Cultura e diretora executiva da Sustenidos. Veja os itens do ofício:
1) Que seja fielmente cumprido o Regimento Escolar, em especial o disposto no artigo 25, Capítulo IV – Dos Grupos Pedagógicos e Grupos Pedagógico Artístico.
2) Que seja mantido o quadro de monitores, método encontrado pelas administrações anteriores para legalizar a situação funcional desses profissionais no Conservatório.
3) Que seja eliminada do atual contrato de gestão, toda e qualquer disposição que contraste o Regimento Escolar.
4) Que o método de apresentações anuais dos grupos musicais sejam retomadas (22 apresentações), para que a comunidade de Tatuí tenha a oportunidade de acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Conservatório, bem como sirva de estímulo à nossas crianças.
5) Seja aumentada a verba destinada ao Conservatório, já para o exercício de 2021, a fim de corrigir defasagens passadas e para que esta nobre escola possa, ainda mais brilhantemente exercer o seu ofício.
6) Sejam os colaboradores recém demitidos, recontratados para bem continuar suas atividades junto ao Conservatório.
DESTAQUES DA EDIÇÃO DE 23-1-2021
CNBB CONDENA AGRESSÕES VERBAIS CONTRA RELIGIOSOS
LEGISLATIVO EXIGE CUMPRIMENTO DO REGIMENTO DO CONSERVATÓRIO
ROTARY E PREFEITURA SE UNEM CONTRA A PARALISIA INFANTIL
A VERDADE É DURA, SECRETÁRIO – DEPUTADA MÁRCIA LIA (Pt)
DESTAQUES (CARTA ABERTA DA CNBB)
FALECIMENTOS – FUNERÁRIA PARAÍSO
RIR EM TEMPO DE PANDEMIA – JARBAS SOBRAL NETO
TATUÍ COM QUASE QUATRO CASOS DIÁRIOS DE COVID
PREFEITURA ALTERA LOCAL DE VACINAÇÃO
DIA V DE VACINAÇÃO IMUNIZA CRIANÇAS E JOVENS
TATUÍ E SUA HISTÓRIA – NOTAS DE JULHO DE 1908
MUSEU APRESENTA MOSTRA DE CURURU
NOTAS E NOTÍCIAS
SESI APRESENTA ORLEANS STREET JAZZ BAND
NOTÍCIAS DA CÂMARA
COLUNA GENTE
CORTE DE ÁRVORE DESTRÓI OBRA DE ARTISTA TATUIANO
COLUNA DE ESPORTES
TATUIANO ELEITO TÉCNICO DO ANO NO BEISEBOL DA ÁUSTRIA
PREFEITO INAUGURA UNIDADE DO CAP
CURSO RÁPIDO DE MANICURE
COLUNA POLICIAL
PALAVRAS CRUZADAS
PROJETO BATE TAMBÔ NO FESTIVAL DE CULTURA
ESCOLA RECEBE CAMINHÃO DA FOTOGRAFIA
EXPOSIÇÃO DE CAVALO MANGALARGA NO CENTRO HÍPICO
NOVELAS
CANA 1 – NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO
MATÉRIAS OFICIAIS
(Leis, decretos e atos da Prefeitura de Tatuí, editais do Instituto de Previdência Própria do Município de Tatuí e editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).
Deixe um comentário