Exclusivo Online
DOM GORGÔNIO ANALISA RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI
A renúncia do Papa Bento XVI repercutiu na manhã de segunda-feira (11) na comunidade católica de Tatuí. O bispo diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto estava em Tatuí neste dia, onde participou do Retiro Espiritual da Paróquia Santa Cruz. Ali recebeu a notícia da renúncia do Papa.
Dom Gorgônio disse que a decisão do Papa Bento XVI “não foi tão surpresa”, diante de sua saúde debilitada. “A natureza é implacável para todos. Aos 85 anos, são muitas as exigências para o Papa desenvolver suas atividades. A medida que ele tomou é consciente e é para o bem da Igreja”, destacou o bispo diocesano.
O bispo disse também que a Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 27 de julho próximo, poderá ser a oportunidade da primeira visita do novo Papa ao Brasil, após o Conclave que deverá ocorrer em março e que elegerá o sucessor de Pedro, como líder da Igreja Católica.
“Imagino que a programação no Rio deverá contar com a presença do novo Papa. 2013 é o ano da juventude, com a realização da Jornada Mundial da Juventude e a Campanha da Fraternidade, cujo tema é Fraternidade e Juventude”, destacou Dom Gorgônio.
Conclave
O Vaticano informou na quarta-feira (13) que o Conclave que vai definir o sucessor do Papa Bento XVI deve começar a partir de 15 de março, uma sexta-feira.
O Conclave é a reunião de cardeais do mundo todo, a portas fechadas, no Vaticano, para decidir, pelo voto, quem vai ser o novo chefe da Igreja Católica. “O início do conclave não poderá ocorrer antes de 15 de março. Podemos prever o início do conclave para os dias 15, 16, 17, 18 ou 19”, disse Lombardi.
O papa alemão vai deixar o Vaticano às 17 horas de Roma do dia 28, três horas antes de consumada sua renúncia ao Pontificado, informou o porta-voz vaticano, padre Federico Lombardi.
Ele irá de helicóptero à residência de verão dos papas em Castelgandolfo, a cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma.
Bento XVI fez nesta quarta-feira de Cinzas sua primeira aparição pública após o anúncio da renúncia. Na audiência pública tradicional de quarta-feira no Vaticano, ele afirmou que renuncia “pelo bem da Igreja”, após muita oração e reflexão. Na presença de muitos fiéis, inclusive brasileiros, o pontífice alemão leu em português uma mensagem pelo início da Quaresma, período preparatório para a Páscoa.
Mensagem de Bento XVI pelo início da Quaresma
“Queridos irmãos e irmãs, hoje, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Estes quarenta dias de penitência nos recordam os dias que Jesus passou no deserto, sendo então tentado pelo diabo para deixar o caminho indicado por Deus Pai e seguir outras estradas mais fáceis e mundanas. Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar resposta a esta pergunta fundamental: O que é que verdadeiramente conta na minha vida? Que lugar tem Deus na minha vida? O senhor dela é Deus ou sou eu? De fato, as tentações se resumem no desejo de instrumentalizar Deus para os nossos próprios interesses, em querer colocar-se no lugar de Deus. Jesus se sujeitou às nossas tentações a fim de vencer o maligno e abrir-nos o caminho para Deus. Por isso, a luta contra as tentações, através da conversão que nos é pedida na Quaresma, significa colocar Deus em primeiro lugar como fez Jesus, de tal modo que o Evangelho seja a orientação concreta da nossa vida.
Amados peregrinos lusófonos, uma cordial saudação para todos, nomeadamente para os grupos portugueses de Lamego e Lisboa, e os brasileiros de Curitiba e Porto Alegre. Possa cada um de vós viver estes quarenta dias como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias! Obrigado!”
Principais notícias desta edição
BENTO XVI ÉO QUARTO PAPA A RENUNCIAR
CARNAVAL ANIMA RUAS DE TATUÍ
DESTAQUES ECONÔMICOS, POR ANTONIO JOSÉ MARTINS
PREFEITURA CORTA FUNÇÕES GRATIFICADAS DE SERVIDORES
STF GARANTE IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTO DE SERVIDORES
GONZAGA É RÉU POR SUPOSTA PRÁTICA DE IMPROBIDADE
CRIMINALIDADE E RISCO, ARTIGO DE MARCOS CINTRA
COLUNA FILATÉLICA, POR CARLOS ROBERTO FAVARÃO
TATUÍ E SUA HISTÓRIA (JORNAL RIDENDO 29-3-1925)
MANU REIVINDICA AO GOVERNADOR ALCKMIN
SPVIAS LIBERA TRECHO DA RAPOSO TAVARES
TATUÍ DEVERÁ CONSTRUIR 1700 CASAS
CONVÊNIO PREVÊ PROJETO FRENTE DE TRABALHO
FALECIMENTOS
COBAT REIVINDICA PARA OBRAS PARA J. PAULISTA
AMIL PRETENDE INVESTIR R4 350 MIL EM PA
PREFEITURA LIBERA DINHEIRO PARA A SANTA CASA
LARVAS DO MOSQUITO DA DENGUE INFESTA TATUÍ
VIGILÂNCIA SANITÁRIA INCINERA MAIS DE R$ 3 MIL EM REMEDIOS
COLUNA POLICIAL
DOM GORGÔNICA COMENTA RENÚNCIA DO PAPA
SECRETARIA E SEBRAE INVESTEM EM EMPREENDEDORISMO
RAIO DE LUZ DOA BRINQUEDOS PARA A SANTA CASA
MOSTRA FOTOGRÁFICA NO MUSEU PAULO SETÚBAL
CANAL 1, NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO
GENTE (FOTOS E NOTAS SOCIAIS)
LAR SÃO VICENTE COM NOVA PRESIDÊNCIA
ANGLO DE TATUÍ COMEMORA APROVAÇÕES EM VESTIBULARES
DEPUTADO DO PT VISITA CÂMARA E PREFEITURA
COLUNA DE ESPORTES
NOVELAS
PALAVRAS CRUZADAS
PREFEITO PARTICIPA DE AUDIÊNCIAS EM SECRETARIAS
PROJETO TESOURO INICIA TURMAS DE 2013
PREFEITURA CONTABILIZA MAIS DE 20 MIL BURACOS NAS RUAS
HORÁRIO DE VERÃO TERMINA NESTE SÁBADO
POLÍCIA RECEBE CINCO VIATURAS
REUNIÃO DISCUTE REPASSE DE BÔNUS
CLASSIFICADOS
INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS
MATÉRIAS OFICIAIS (Editais da Prefeitura de Tatuí editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).
Tags: bento xvi, bispo gorgônio, campanha da fraternidade, conclave, diocese, encarnação, federico lombardi, igreja católica, Jornal Integração, papa, papa bento xvi, renúncia, roma
Deixe um comentário