Exclusivo Online
PROJETO EDUCATIVO RESGATA CULTURA E TRADIÇÕES DA ITÁLIA
Alunos da Escola Estadual “Altina Maynardes de Araújo” participaram do projeto “Viva Itália”, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação, com objetivo de resgatar a cultura e as tradições dos povos que participaram do processo de imigração no Estado de São Paulo. Em 2011, a iniciativa contemplou os japoneses, e em 2013, irá prestar homenagem à colônia portuguesa. A participação no projeto é aberta a qualquer unidade da rede estadual de ensino. Na escola tatuiana, as atividades tiveram a duração de quatro meses e reuniram mais de 900 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.
De acordo com informações do governo estadual, em São Paulo vivem hoje cerca de 13 milhões de pessoas com algum tipo de ascendência italiana, que mantém estreitas relações de afinidade e participação na construção da sociedade paulista. Nada mais justo, portanto, que, através deste projeto, seja possível conhecer melhor a Itália e sua influência na economia e nas diferentes manifestações artísticas, culturais e sociais do Brasil.
A conclusão das atividades do projeto na Escola “Altina Maynardes”, única de Tatuí a participar nesta temporada, ocorreu no dia 25 de setembro, com uma palestra ministrada por Carlos Graziano Neto, descendente de imigrantes italianos, direcionada aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Além de falar aos estudantes, Carlos ensinou a eles uma receita de pizza. Nesta mesma data, Wagner Eduardo Graziano falou sobre a imigração aos alunos do 3º ano do Ensino Médio e ensinou as receitas de macarrão e crostoli, pratos típicos da culinária italiana. “Por sinal, duas receitas estudadas pelos alunos deverão concorrer em um concurso estadual de culinária”, revela a professora Ana Cláudia Gama, coordenadora do projeto, que contou com o apoio das educadoras Rosana Sarubo Sinisgalli e Maria Elena Menezes.
Os alunos também estudaram a tarantela, dança de roda popular na Itália, e formaram um grupo para executar a coreografia. A apresentação ocorreu no dia 25, quando houve uma homenagem aos palestrantes Carlos e Wagner Graziano. A festa italiana escolar terminou com a apreciação de uma macarronada, acompanhada por suco de uva, para lembrar a tradição do vinho produzido na Itália.
Principais notícias desta edição
MINISTRO TATUIANO DÁ UM BASTA À CORRUPÇÃO
JUSTIÇA DO TRABALHO ANUNCIA PROCESSO ELETRÔNICO
DESTAQUES ECONÔMICOS, POR ANTÔNIO JOSÉ MARTINS
DESABAFO (COMENTÁRIOS DO JORNALISTA DILCEU VIEIRA)
INESPERADO BEM VINDO, CRÔNICA DE JOSÉ RIGOLÃO
PRATO CHEIO, CRÔNICA DE NINA LEONI
HISTÓRIA DA MPB (HEBE), POR JOEL FERREIRA
COMPETITIVIDADE E A BUROCRACIA TRIBUTÁRIA, POR MARCOS CINTRA
COLUNA FILATÉLICA, POR CARLOS ROBERTO FAVARÃO
GENTE (FOTOS E NOTAS SOCIAIS)
NOVELAS
PALAVRAS CRUZADAS
PARÓQUIA INICIA FESTIVIDADE NO VALINHO
INSCRIÇÕES PARA CONCURSO AMBIENTAL DE FOTOGRAFIA
OFICINA ABORDA PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
ELEITORES DEVEM JUSTIFICAR AUSÊNCIA
CANAL 1, NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO
CLASSIFICADOS
ELEIÇÕES 2012 (CANDIDATOS E LOCAIS DE VOTAÇÃO EM TATUÍ)
COLUNA DE ESPORTES
TATUÍ E SUA HISTÓRIA (JORNAL RIDENDO – 21-12-1924)
FALECIMENTOS
SESSÃO SEM VOTAÇÃO DE PROJETOS
CÂMARA RECEBE LEI ORÇAMENTÁRIA DE TATUÍ
TATUI RECEBE PREMIO NO TRATAMENTO CONTRA TUBERCULOSE
CONDEMA E O MEIO AMBIENTE (COMPROMISSO POLÍTICO)
FALECIMENTOS
HABIB*S DEVERÁ SE INSTALAR EM TATUÍ
NOTAS E NOTÍCIAS
POLÍTICOS CONDENADOS POR CORRUPÃO NO MENSALÃO
DIRETOR DO CDMCC SOFRE SEGUNDA DERROTA JUDICIAL
COLUNA POLICIAL
PROJETO ESCOLAR RESGATA CULTURA DA ITÁLIA
INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS
MATÉRIAS OFICIAIS (Edital do Fórum da Comarca e editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).
Tags: altina, imigrantes italianos, Jornal Integração, Notícias, Projeto Viva Itália, Secretaria Estadual da Educação, Tatuí
Deixe um comentário