Exclusivo Online
CADEIA PÚBLICA DE TATUÍ COMEÇA A SER DEMOLIDA
Na quarta-feira (26), a cadeia pública de Tatuí começou a ser demolida pela empreiteira Camargo Engenharia, encerrando um marco definitivo na história do sistema prisional da cidade. O prédio passa por reforma e ampliação do complexo da Polícia Civil de Tatuí. Segundo o projeto, o local onde os detentos estavam confinados e cumpriam suas penas será ocupado pelo setor administrativo da Polícia Civil e deverá ganhar salas administrativas, jardim central e acesso independente. A obra é do Governo do Estado e o investimento estimado em R$ 1,3 milhão.
O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e o delegado Alexandre Andreucci acompanharam a queda do muro da cadeia. Em 2006, no início da gestão de Gonzaga, a cadeia pública foi oficialmente fechada. “Fico feliz com o fim desta história. A cadeia foi fechada, vai ser demolida e vamos ver brevemente neste local um novo prédio, um grande complexo da Polícia Civil para atender melhor o cidadão”, disse o prefeito.
O projeto, quando terminado, dará origem ao chamado “complexo” da Polícia Civil. No mesmo quarteirão estão previstas a instalação da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), o plantão policial (estes dois em novo prédio anexo e próprio), setor administrativo, área de atendimento ao público para registro de ocorrências e salas do cartório central e de investigadores.
A obra teve início há quatro meses e o prazo previsto no contrato é de 540 dias (um ano e meio). Existe uma expectativa de que as obras sejam concluídas em oito meses.
Um pouco de história – A Cadeia Pública de Tatuí foi inaugurada em 1973. Foi projetada para abrigar até 48 presos. Na década de 80 tinha em média 90 presos. Em 2000, chegou a abrigar 300 presos e trouxe sensação de insegurança à região central da cidade, com constantes rebeliões. Em 2006, a cadeia foi fechada, após dez rebeliões, quase consecutivas. Neste ano, os detentos mesmos desativaram o sistema prisional tatuiano, destruindo a cadeia. Um carcereiro, que trabalhou alguns anos neste local, tem tristes recordações. Ele diz que “a cadeia era um verdadeiro inferno e presenciou muitas mortes, em desavenças entre os detentos”.
Na época, em declaração ao jornal O Estado de São Paulo, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, André di Rissio, criticou a situação que levou à desativação da cadeia. “É inadmissível que delegados e investigadores tomem conta de presos, deixando seu mister principal, o da investigação em segundo plano”.
As polícias civil e militar mobilizaram neste período dezenas de veículos para a transferência dos 33 presos que ainda permaneciam no local. Oito que já tinham condenação foram distribuídos entre as penitenciárias de Guareí e Itapetininga. Os outros 25 foram levados para os Centros de Detenção Provisória de Americana e Campinas.
Principais notícias desta edição
CADEIA PÚBLICA DE TATUÍ COMEÇA A SER DEMOLIDA
TRE CASSA PREFEITO DE TIETÊ
TESOURO POUCO LEMBRADO, CRÔNICA DE JOSÉ RIGOLÃO
VESTIDO DE NOIVA, CRÔNICA DE NINA LEONI
HISTÓRIA DA MPB, POR JOEL FERREIRA
COLUNA FILATÉLICA, POR CARLOS ROBERTO FAVARÃO
COLUNA GENTE (FOTOS E NOTAS SOCIAIS)
NOVELAS
PALAVRAS CRUZADAS
SINDICATO TERÁ QUE RESTITUIR CONTRIBUIÇÕES
MAGISTRADO ALERTA SOBRE FALTA DE REGISTROS EM CARTEIRA
VARA DO TRABALHO PASSA A FUNCIONAR EM NOVO PRÉDIO
CANAL 1, NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO
TV NOVO TEMPO VOLTA A SER RETRANSMITIDA EM TATUÍ
CLASSIFICADOS
CALENDÁRIO DEFINE ÚLTIMOS PROCEDIMENTOS PARA AS ELEIÇÕES
ESCOLA BARÃO DE SURUÍ TEM MAIOR COLÉGIO ELEITORAL EM TATUÍ
SEMANÁRIO PUBLICA SEÇÕES E LOCAIS DE VOTAÇÃO EM TATUÍ
INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS
TATUÍ E SUA HISTÓRIA (JORNAL RIDENDO – 14-12-1924)
CÂMARA ALTERA MULTA PARA USO DE CEROL
ORÇAMENTO DE 2013 COM AUMENTO DE 6,5%
FALECIMENTOS
CORAL DA APAE NO POUPATEMPO
ROTARY NASCER DO SOL COMEMORA ANIVERSÁRIO
SECRETARIA INSCREVE PARA ATRIBUIÇÃO DE AULAS
ALUNO DA ETEC SALLES GOMES NOS EUA
NOTAS E NOTÍCIAS
CAMPANHA ARRECADA BRINQUEDOS EM TATUÍ
COLUNA POLICIAL
COLUNA DE ESPORTES
MATÉRIAS OFICIAIS (Relatório de Gestão Fiscal e editais da Prefeitura de Tatuí, edital do Fórum da Comarca, edital de eleição da A.A. XI de Agosto e editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).
Tags: Alexandre Andreucci, cadeia pública, demolição, desativamento, detentos, Jornal Integração, luiz gonzaga, Notícias, policial, prefeito Gonzaga, prisão, Tatuí
fevereiro 2, 2014 às 8:49 PM |
estou fazendo pesquisa para tese , e não consigo encontrar fatos ou notas relacionadas a homicidios do anos de 1999 e 2000 , seria de muita utilidade não só para minha pesquisa tambem para outras pessoas que este jornal que tem muita história no municipio , postasse matérias antigas